E na conhecida terra do xaxado, Serra Talhada, a 415 km da capital pernambucana,  acontece um espetáculo pra lá de interessante, reconhecido como o maior espetáculo ao ar livre do Sertão nordestino.  A peça O Massacre de Angico – A morte de Lampião, é encenada por cerca de 80 atores e figurantes e será apresentada na terra de Virgulino Ferreira, o Lampião.

O espetáculo reconta a vida do considerado rei do cangaço desde o desentendimento inicial da família dele com o vizinho fazendeiro, Zé Saturnino. Para evitar uma tragédia anunciada o pai de Lampião,  Zé Ferreira, fugiu com os filhos para o Estado de Alagoas e lá foi assinado por vingança. Foi a partir daí que a sede por “fazer justiça com as próprias mãos” desencadeou em Virgulino e os irmãos que se entregaram ao cangaço. O movimento foi temido por muitos políticos, coronéis e fazendeiros durante a décadas de 1920 e 1930.

Os cangaceiros atuaram como denunciantes ativos das péssimas condições sociais do período. Inclusive a honra e a bravura de Lampião e seu bando foram decantadas por muitos poetas populares. Mas pelo governo da época eles eram vistos como uma verdadeira praga que precisava ser eliminada.

A peça, O Massacre de Angico – A morte de Lampião estreia dia 23 de julho e fica em cartaz até o dia a 27, sempre às 20 horas, na Estação do Forró, em Serra Talhada e não precisa pagar nada para apreciar o espetáculo que leva o texto de Anildomá Willans de Souza e conta com a direção de José Pimentel. A produção é da Fundação Cultural Cabras de Lampião. Quem puder apreciar, vale a pena conferir!