De Dani Almeida

Amar, principal verbo da vida.

Amor não é sonho; é acontecimento.

Solidão: grande em profundidade, largo em complexidade, extenso em seus abismos.

Ter um amor é passageiro. Ser amor é a nossa vocação mais profunda: o propósito maior de nossa jornada.

Quando a felicidade prospera em meio às diferenças, o amor não é apenas uma ideia, mas uma realidade comprovada.

Chama sem aviso
Sensação agoniante
Sentir a palpitação
Que nos deixa sem ação
Por não ir mais adiante
Sentimento conflitante
Algo que não se planeja
E não há quem nos proteja
Dessa chama que do nada
Na paixão é despertada
Quando o coração troveja

Eu escolho ser presença
Pra acessar meu ser profundo
Encontro a desconstrução
Foi preciso transmutar
Toda dor, conexão
Olhar pra dentro de mim
Pra buscar evolução.

Nas filhas, a esperança
De um pulsar mais consciente
De entender a natureza
De estar bem mais presente
De agir, ter atitude
E seguir o que se sente.

O sagrado feminino
Sem os tais clichês banais
Entende que o ser mulher
É seguir seus ideais
É escolher ser feliz
Sem temer nada, jamais!

Sigo em frente, renovada
E suavemente intensa
Na forma de olhar o mundo
Anulo qualquer sentença
Pra seguir leve na vida
Eu escolho ser presença.

Deixa levar
As incertezas, as agruras e tudo mais que te perturba;
A impaciência, a intolerância, a afobação;
Os confrontos e o agito da tua alma inquieta: em águas mansas, deixa levar.

Iluminada
É uma daquelas pessoas positivas, que, mesmo sob pressão, é capaz de enxergar soluções valorosas nas mais inesperadas situações. Que persiste naquilo que acredita e que, na coletividade, se constrói enquanto ser humano, inspirando aqueles que com ela convive. É regida por uma força interior admirável. É protegida por anjos, invisíveis a alguns olhos, mas perceptíveis para os que no divino creem. Aquela, que quando o coração raramente fica triste, ergue a cabeça no dia seguinte e é grata a vida por ter mais uma oportunidade de superar os desafios. Que, ao invés de diminuir seus sonhos, prefere mesmo é aumentar suas habilidades, ainda que durante o percurso alguns desses sonhos sejam queimados e virem cinzas. Mesmo assim, ela continua seguindo em frente e acreditando na vida pela simples certeza de que, hoje e sempre, Deus será sempre fiel.

Rimas de imensidade
Amo, amar sem medida
A vida, a poesia
Minha Olinda, de onde herdei
Meu sotaque e alegria
A família de origem
Que me amou no dia a dia

O cordel e suas rimas
Também amo de paixão
O Estado de São Paulo
Hoje, meu segundo chão
Terra onde encontrei o homem
Que roubou meu coração

Nosso amor deu quatro frutos
O primeiro o céu habita
Segunda, terceira e quarta
São meninas, haja escrita!
Amo olha-las, descreve-las
Pois minha alma exercita

A graça, a plenitude
A encarar minhas verdades
Ver o mundo com outros olhos
Buscando simplicidade
Pois amar é o grande verbo
Fonte de imensidade.

Medo
De amar e não ser amada
Ser amada e não amar
Dar prazer e não sentir
E de sentir e não dar.
De perder meu companheiro,
E também minha mainha,
De partir e deixar órfãs, as minhas lindas meninas.
Tenho medo…
De não ter mais esperança,
De cansar da minha andança
Também de perder a graça
Em minhas buscas e procuras…
Não compor mais coisa alguma
Por medo de minhas palavras
Revelarem aquilo que não quero sentir,
Mas sinto!

Sonoridades da vida
É o pássaro, é o vento, é o barco que navega,
É o moço que caminha e ofegante transpira.
É o cachorro que late e desperta os cães vizinhos.
É o carro do ovo que anuncia que pela rua passa.
É o canto do galo que desperta em plena tarde.
É a gritaria das crianças a caminho da escola;
É o espirro que anuncia que o tempo vai mudar.
É a água fervente que esparrama no café e anuncia ao olfato o que logo o paladar receberá.
É o estalo de um beijo puro e feliz recebido da sua cria;
É o sussurro carinhoso do seu homem ao pé do ouvido, que arrepia da cabeça até a ponta do pé.
É o tocar das ondas na areia, levando e trazendo um mar de poesia a todo momento.
É o coração batendo, é o mundo em movimento,
É a vida em sonoridades!

Alinhavos da vida
Gosto do jeito gostoso de gostar de você, de receber do seu olhar, o sol que falta em mim.
Gosto de um escalda pés bem quente, com um raminho de lavanda, que revela a lembrança de um tempo de outrora. De comer bolo de rolo com um cafezinho bom. De me balançar na rede, de correr que nem foguete, atrás de um bom forró.

Gosto de me embalar na ciranda, de molhar meus pés no mar em um dia ensolarado, e ouvir de olhos fechados a poética das ondas, que me fazem relaxar, me sentir perto de Deus. Gosto do olhar de uma criança que reflete a minha imagem quando atenta me enxerga. De me encontrar com os amigos e também desconhecidos que no meio do caminho, tantas lições revelam.

Gosto de um abraço prolongado, uma massagem nos ombros e de ler boas histórias, em livros que nos transportam a vidas inesquecíveis. Gosto do cheiro de minha mãe, da benção do meu avô, da comida da minha vó.

Gosto de conhecer novas praças, de revisitar lugares, de ouvir os passarinhos, de planta, música e carinho. De brincar com minhas crias, de estar com minha família, de me conectar ao divino, neste grande alinhavo, de vivências e histórias, tatuado na memória de uma vida bem vivida.

Décima pelo fim da opressão
(em memória de Julieta Hernández, a eterna palhaça Jujuba)
Nós, mulheres em ação
Artevistas, viajantes
Proativas e andantes
Clamamos em união
Pelo fim da opressão
Feminicídio cretino
Violento desatino
Um dilacerante espinho:
Quero seguir meu caminho
Tendo vida até o destino!

Palco da Vida
É no palco que o sonho
Se entrelaça com a vida
Que a magia acontece
E a mágoa é abolida
Nele creio que possível
Ter um mundo invencível
Livre de toda ferida!

Semente do saber
(a todos os professores)

Pode o mundo trovejar
Pode o céu cair no chão
Professora e professor
Cumprem na educação
Muito mais do que se pede
Num amor que não se mede
Em prol da transformação

Coração poetizado
Poetizar faz a gente
Perceber nossa emoção
Seja triste ou alegre
Nos aquece o coração
Com palavras que acompanham
Sentimentos que emaranham
Como uma constelação!

No ritmo da poesia
Cordelizo na alegria
Na tristeza ou na dor
Poesia é minha vida
Minha forma de expor
Ao mundo a emoção
De entregar com devoção
Os meus versos com amor!

*********************************************************************************************************

Dos internautas

“DESCOBRIR É VER O QUE TODOS JÁ VIRAM E PENSAR O QUE NINGUÉM NUNCA PENSOU” – Fernando Farias (escritor)

” NA VIDA SÃO INÚMEROS OS DESAFIOS, MAS, O QUE SERIA DE NÓS SEM ELES?” – Juliana Alcântara Santiago (enfermeira)

“NAS ÁGUAS DE PORTO, CRIANÇAS BRINCAM NA AREIA, REGANDO SEUS SONHOS”- Altair Leal (cordelista)

“EM TODA TAREFA A SER REALIZADA,SEMRE HAVERÁ UM MEIO MAIS FÁCIL DE VIABILIZÁ-LA ” – Hellaydo Jean (bacharel em letras)

“Nossa maior motivação nasce com o carinho daqueles que amamos e se fortalece com os amigos encontrados pelo caminho…” (Samuel Camêlo, historiador)

“Permita que todos os dias o sol do seu interior esteja brilhando, assim sua vida terá todo o sentido. Este sol é você interagindo com Deus”. (Maria de Jesus, pedagoga)