Nas ruas, na fila do banco, na mesa o bar ou em qualquer lugar de Campinas o assunto é sempre o mesmo. O escândalo sobre o esquema de fraudes de licitações públicas, envolvendo a Sanasa e a Prefeitura da cidade.
Desde o final de maio, quando os primeiros pedidos de prisão foram feitos e as investigações começaram a mostrar que mais sujeira estava saindo deste buraco, os cidadãos compartilham do sentimento de vergonha, decepção e traição por parte daqueles a quem confiaram seus votos.
A cada dia, mais fraudes são descobertas e mais nomes de envolvidos na megaoperação são divulgados. A vontade que dá é desligar a televisão e o rádio, não comprar mais jornais, não acessar a internet, negando-se a aceitar a realidade que aterroriza a todos nós. Mas é justamente neste momento de tristeza e decepção que precisamos estar bem informados sobre os próximos capítulos desta novela, estando sempre a par das investigações e cobrando da justiça as devidas punições para os culpados.
Diante desta realidade, a dica que fica para os cidadãos campineiros é para que se tenha mais cautela nas na hora de escolher nossos representantes. Em 2012 temos eleições e o nosso voto é a única arma capaz de realizar uma grande mudança, transformando a vergonha dos dias de hoje na esperança de um futuro melhor.
Munidos deste poder de decisão sobre o futuro da cidade, os campineiros podem fazer diferente desta vez, elegendo representantes que tenham o passado limpo, assim como o de seus aliados políticos. Devemos nos atentar também na escolha de nossos legisladores, que serão os representantes do povo nas Câmaras Municipais. São eles que têm o poder de investigar e contestar sobre as ações do prefeito, defendendo os cidadãos e o dinheiro público, que deve ser revertido para a população, servindo para, realmente, “ajudar primeiro os que mais precisam”.
