Os participantes do 2° Encontro de Blogueiros Progressistas, realizado nos últimos 17,18 e 19 de junho, em Brasília, redigiram uma carta aberta, em que pedem um novo marco regulatório para os meios de comunicação, informa a Folha de S.Paulo (versão por assinatura), nesta segunda-feira (20). Em trecho da carta, os autores afirmam que “a blogosfera tem garantido, de fato, maior pluralidade e diversidade informativas”.

Durante o evento, que contou com a participação de 400 blogueiros que informaram que o ex-opresidente Lula pediu que o novo marco regulatório fosse debatido. Ele também critica o papel dos “falsos formadores de opinião”. O ex-presidente afirma que aqueles que resistem à proposta do novo marco, muitas vezes, são os mesmos que se dizem amantes da democracia.
Paulo Bernardo afirmou que a imprensa precisa saber “ouvir críticas”. Questionado sobre a garantia do Direito de Resposta, a ser votada no Congresso após ter sido derrubado junto com a Lei de Imprensa, Bernardo afirmou que há “reportagens irresponsáveis”.
Ele negou que o governo imponha qualquer tipo de censura aos meios de comunicação. “Não partiria de nós esse tipo de proposta. Lutamos para resgatar a democracia do país”.
O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, patrocinado pela Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu Binacional e governo do Distrito Federal reuniu mais de 500 pessoas de 21 estados. O evento pretendia discutir os desafios da blogosfera e um marco regulatório da comunicação.
Fonte: Portal Imprensa
A internet hoje é o maior e mais rápido meio de comunicação (compras/criticas/propagandas e portal), mas as "regras e censuras" se escondem em muitas empresas ditas mídias e poucas tem a coragem de dizer o que pensa… enquanto outras não conhecem a ética e a realidade. Precisamos de "formadores e opinadores" na comunicação.
Pode apostar que sim Cris. E no universo dos blogs essa ética deve ser ainda mais levada em consideração, principalmente porque, muitos são os blogs que pautam os demais veículos de comunicação.