Música, teatro, dança, cinema, oficinas, exposições e debates. Esses vários viéis culturais se encontram na 21ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste pernambucano, que acontece de hoje até o dia 23 deste mês. Com um investimento de R$ 14,2 milhões, o festival traz artistas variados, que vão de artistas locais até músicos de renome nacional. O objetivo é disseminar a cultura de Pernambuco, expondo seus artistas e proporcionando trocas de experiências.

Tendo Lula Côrtes como grande homenageado, a noite de hoje contará com um belo tributo ao artista pernambucano. A apresentação do show, dirigido e coordenado por Luiz Carlos Filho, o Lulinha, será feita por Roger de Renor. Logo em seguida está programado para ser exibido um vídeo de sete minutos com os últimos momentos do homenageado, no Sesc Belenzinho (SP), uma semana antes dele morrer. Depois, o show começa com um set de três canções acústicas. O resto do show, declaradamente rock n’ roll, será dividida em duas partes: uma com a banda base formada pela Má Companhia, que passou cerca de 25 anos com Lula, e outra com a banda base Triângulo do Poder, que representará a fase mais recente. Durante o tributo, sobem ao pal­co os músicos Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio, entre outros. Os últimos serão acompanhados pelas bandas Má Companhia e Triângulo do Poder. Na execução da última música do show, que deve ser “O Clone”, todos que participaram da homenagem, incluindo as duas baterias, se juntarão em uma espécie de apoteose. A produção musical ficou a cargo de Rodrigo Carvalho.

Para fechar a primeira noite do festival, Alceu Valença mostra o show “Vivo!”, que foi apresentado pela primeira vez em 1976, no Rio de Janeiro. O som do show pode ser considerado um “psicodélico pernambucano”, por aliar o rock com ritmos nordestinos. Lucyole Maranhão, que é artista da cidade que sedia o evento, e Geraldo Azevedo também tocam no primeiro dia.

O mapa musical do FIG passeará por vários gêneros. A Esplanada Guadalajara recebe os artistas principais, que este ano conta com nomes como Otto, Roberta Sá, Seu Jorge, Unidos da Tijuca e, no último dia, Mundo Livre S/A e Nação Zumbi. O Palco Pop também apresenta programação eclética, com shows de Eddie, Mukeka di Rato, Autoramas, Tulipa Ruiz e Zé Brown. O jazz e a música regional ocuparão o espaço do Palco Instrumental. O Palco Erudito, que fica na Igreja Matriz de Santo Antônio, terá quatro dias com curadoria do Conservatório Pernambucano de Música, quatro dias com curadoria do Virtuosi e um dia da Fundarpe. O festival ainda conta com os palcos Cultura Popular e Forró.

Entre as novidades para este ano está o projeto A Gente da Palavra, duplas de poetas percorrerão bairros da cidade, recitando poesia e excertos de contos. No projeto Um Caminhão de Cultura, um palco móvel que irá para outros pontos da cidade com apresentações musicais, de cultura popular, artes cênicas e literatura. Em relação às artes cênicas, o teatro Luiz Souto Dourado, apresenta peças adultas, sempre às 19h. O festival ainda conta com os palcos da Dança, do Circo e do teatro Para Crianças, que ficarão no parque Euclides Dourado. Também acontecerão apresentações de teatro de rua na avenida Santo Antônio.

Para os aficionados pela sétima arte, o Cinema Eldorado realizará três sessões diárias com ingressos gratuitos. A programação foi escolhida pela Coordenadoria de Audiovisual da Secult-PE, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O festival é realizado em parceria pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), prefeitura de Garanhuns.

Fonte: Folha PE