Começa nesta quarta-feira, 27 de julho, em São Paulo o festival Anima Mundi, maior evento de animação do mundo. É a 19ª edição da mostra, que acontece até o dia 31de julho em pontos estratégicos da capital paulista (Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Unibanco Augusta e Cine Livraria Cultura).

São 421 produções vindas de 44 países diferentes. O Brasil está entre eles e divide a cena com Espanha, França, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Rússia, entre outros. As produções foram selecionadas por Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, diretores do festival. De acordo com os organizadores da mostra, as inscrições bateram recordes – 1.300 no total.

Além dos filmes de animação, é possível participar de oficinas, workshops, encontros, fóruns e debates. Um dos destaques é a participação de Carlos Saldanha, diretor do filme Rio, em um debate no VI Anima Fórum. Ele irá falar sobre os desafios da animação brasileira e as relações entre estúdios e animadores.

Outra atração é a visita de um mestre de anime – Shinichiro Watanabe, japonês que dirigiu os seriados Cowboy Bebop e Samurai Champloo.

A programação completa está disponível no site da mostra: www.animamundi.com.br

Fonte: Portal Terra