Perceber as variações e diversidades musicais que permeiam nosso Brasil é algo que sempre que posso, faço para reavivar meu ser. E se tem um lugar certo para encontrar isso, esse local é o SESC. Aqui em Campinas, ele fica a 15 minutinhos da minha casa e, conferindo a programação de hoje a noite, li que um grupo bastante interessante, que eu ainda não conhecia, se apresentaria. Então, não perdi tempo e fui direto para lá juntamente com meu maridão.

O Quinteto Coloquial é um grupo formado por cinco musicistas de Campinas (4 homens e uma mulher: Carol, Vinícius, Pedro, Rafael e Raul) que compõe um rico mosaico cultural brasileiro. Seus arranjos, releituras e composições, além de nutridos por diversas influências (jazz, música de concerto, funk, música eletrônica, MPB, música regionalista, etc), são criados a partir de fontes como o Jongo, a Catira, e vários tipos de Coco do litoral e do interior dos Estados nordestinos.

O som, é marcado pelo experimentalismo livre de preconceitos com arranjos criativos que levam ao repertório músicas bem trabalhadas, climas musicais diversos e sonoridades inovadoras. Piano, violão, baixo elétrico, bateria e voz, são as ferramentas que o grupo se utiliza para traduzir a riqueza dos conhecimentos da cultura popular em música.

E olha o que descobri. No ano de 2010, o Quinteto Coloquial foi contemplado com prêmio “Interações Estéticas”, pelo Ministério da Cultura, por realizar uma parceria com o ponto de cultura Nação Xambá, de Olinda/PE. Inclusive a Carol, vocalista do Quinteto, falou, entre uma canção e outra, sobre a importância da parceria musical deles com o grupo Bongar, e dos diversos shows que fizeram juntos em Pernambuco.

Por isso, pense na minha felicidade em encontrar aqui em Campinas, um grupo como esse? Relembrei inclusive, da época em que eu era repórter do Programa Cultura no Ponto, da TVU de Recife, quando nas reportagens, eu mostrava as ações dos Pontos de Cultura pernambucanos. Aí já viu né? Bateu aquela saudade… Tá vendo como uma simples saída pode tornar o seu dia ainda mais especial? Com certeza voltei  para minha casa com a alma ainda mais livre, leve e solta, após ver e ouvir a linda apresentação deste quinteto que, muito além do dia coloquial, me fez ter a sensação que minha Olinda continua logo ali. :happy:

Confira abaixo, uma das canções interpretadas pelo Quinteto Coloquial e não deixe de visitar o Myspace do grupo para ouvir mais.