Uma pesquisa em prol da preservação de uma cultura linguística. A chamada Língua Geral Paulista caiu em desuso há muitos séculos, mas recentemente foi redescoberta.
A responsável pela redescoberta desta língua antiga é uma pesquisadora da Unicamp que encontrou registros literários raros. O idioma foi muito falado no Estado de São Paulo durante o século 16 e sua estrutura era uma mistura dos idiomas português, espanhol e tupi-guarani.
Na pesquisa foram identificadas mais de 1.300 palavras e uma das cidades que mais falavam a língua era o município de Jaguariúna. Outra descobertas é que algumas outras cidades como Sorocaba e Itatiba tiveram seus nomes baseados na Língua Geral Paulista. Interessante não é mesmo? Ficou curioso? Então não deixe de assistir abaixo, a reportagem do meu colega Heitor Freddo, exibida na tela da TVB Record.