Ninguém é uma ilha, mas sozinho você pode escolher caminhos.
Amadurecer não significa dizer que você tem que ficar sozinho o tempo todo. Fazer novas amizades, refletir sobre a vida pessoal e profissional a partir da história de pessoas que você nunca viu, no mínimo é uma experiência diferente. Porém, vale lembrar que quando se trata de sentimentos desconhecidos, é preciso cuidado.
Mesmo sendo mochileiro, turistas são facilmente identificados e com isso se tornam alvos de golpistas. Nem todo nativo está aberto a conversas. Alguns mochileiros tem o costume de pegar carona, mas apesar de ser uma maneira econômica e fácil, não é muito bom dar chance ao azar. “Sozinha as circunstâncias se complicam e quando alguma coisa dá errado temos que tirar a força de dentro de nós mesmos”, afirma a mochileira carioca Denise Paiva, que já ousou a aventura na Bolívia e em algumas cidades do Brasil.
Ao viajar sozinho você se vê obrigado a fazer contatos e encontrar pessoas que talvez se estivesse com uma turma, não faria amizade. “ Existem mochileiros solitários por diversos motivos: alguns a trabalho, outros por prazer e diversão, tem os que buscam encontrar um sentido na vida, gente que foge da realidade da vida cotidiana ou simplesmente gente que precisa encontrar gente”. Denise Paiva, fala mais sobre o assunto em entrevista ao Blog da Dani Almeida.
Entrevista Denise Paiva
Blog da Dani Almeida – Em sua opinião, mochilar sozinha é mais vantajoso do que em grupo?
Denise- Nem sempre viajar sozinha significa estar só, depende do que você está buscando com essa experiência. Acho interessante por que refletimos mais sobre nossa vida, mas, na hora de tirar uma foto, por exemplo, nem sempre um desconhecido tá a fim de fazer esse favor, sabe?
Blog da Dani Almeida- Existe uma fama que mochileiro só pega carona, você concorda com essa afirmação?
Denise- Não, de jeito nenhum. Mas sempre tem um pessoal que vai sim. Eu prefiro pegar um ônibus ou metrô mesmo.
Blog da Dani Almeida- Qual o perigo e os cuidados a serem tomados quando se mochila sozinho?
Denise- Todos os possíveis. Fora do Brasil, por incrível que pareça, é mais fácil passar por situações de perigo. Aqui a violência é muita. Mas fora tem o complicador língua. A dica é ficar esperta em tudo que dizem a você, não dar ouvidos a qualquer um, prestar atenção ao beber com outras pessoas, enfim esses cuidados básicos.
Blog da Dani Almeida- É possível fazer uma ótima viagem sem gastar muito?
Denise- Com certeza o planejamento é o que faz milagres.
Blog da Dani Almeida- Vale a pena mochilar?
Denise- Fazer um mochilão não é fácil, mas vale muito a pena. Vivenciar tudo isso é uma experiência que levamos por toda nossa vida. A vivência desta aventura nos proporciona uma sensação única que nenhuma agência oferece: a liberdade do momento.
CONTINUA
MAIS EM:
